Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Era uma vez... Um "Fast-Food" Francês


Costumo dizer que para que eu indique um restaurante para algum amigo, necessário é que eu pense na casa, pelo menos, duas vezes na semana. Foi essa a forma que idealizei para enumerar em minha lista de preferências os restaurantes que considero importantes para minha pessoa. E confesso que esse método me ajuda, e muito!

Nas minhas andanças por São Paulo, procuro não me limitar ao Confort Food, ao contrário, gosto de coisas novas, lugares novos, pessoas novas... Mas vai além disso, gosto de conhecer lugares pequenos e descobrir o que há de melhor naquele estabelecimento (essa regra só vale para restaurantes).

Essa semana tive a certeza de que esse restaurante (que eu vinha sondando há um tempo) merecia uma publicação e também uma indicação no blog. Na verdade, esse restaurante já estava conquistando meu coração, mas precisei que uma amiga me convidasse para conhecê-lo.

É no meio de restaurantes conhecidos como:  "Divino Fogão", "Spoleto", "Risotto Mix"... que encontramos um "petit" restaurante francês chamado: "Bistrô 55".

Logotipo Bistro 55 - Imagem retirada da página oficial no Facebook
Localizado dentro de um dos shoppings da avenida mais importante da cidade de São Paulo, o Bistrô 55 é um restaurante do tipo Fast-Food, ou seja, serve alguns pratos da cozinha francesa de forma rápida e prática.

Faz parte da hospitalidade francesa, prestar um atendimento bom ao cliente de seu restaurante. Garanto que as 3 vezes que fui no restaurante fui atendido por pessoas atenciosas e prestativas. Em uma delas, me ajudaram até a escolher um molho para acompanhar meu "Poulet", e isso conta muitos pontos em minha lista de preferências.

O que mais chama a atenção nesse restaurante é um conceito muito peculiar, que consiste na preocupação em servir uma comida boa e rápida. E vamos combinar: é um super desafio. Acredito que esse objetivo traçado vem sendo cumprido gradativamente e constantemente. 

No menu, há alguns itens clássicos da cozinha francesa. A exemplo do Entrecôte servido com algumas opções de molho (queijo, ervas e mostarda), Poulet e Croque Mousier. Há também algumas novidades, como o "Hot Dog Frances" e também algumas adaptações para o novo cardápio: "Costelinha ao molho Barbecue"

Hot Dog Frances
Atualmente, o restaurante acrescentou algumas novidades no cardápio, com a inclusão de novos pratos e algumas opções de combos para que o cliente possa montar sua própria refeição. Dos pratos que degustei, destaco a salada bistrô regada com molho de mostarda e mel, acompanhada de Croutôns, tomatinhos, alface fresca e cenoura ralada. O molho bem emulsificado pode ser sentido com perfeição, quando em contato com os pedações de pão crocante e o frescor da alface crespa e tomates. No conjunto completo, a salada pode muito bem acompanhar qualquer prato do cardápio.

Nos molhos disponíveis no cardápio, destacam-se o molho de queijos e o de mostarda. São excelentes acompanhamentos para o Poulet de 270 gramas levemente grelhado. As batatas fritas que acompanham as carnes são frescas, crocantes e sequinhas. O tomilho seco "polvilhado" ao redor dos pratos, casam-se muito bem como um tempero para as batatas.

Outro grande destaque da casa (o meu preferido) é a Batata Gratin ou Dauphinoise. Muito bem preparada, com porção generosa, toque de ervas e queijo parmesão bem gratinado. Uma combinação perfeita com qualquer prato do cardápio.

O que mais chama a atenção no restaurante, é a preocupação em fazer uma refeição um pouco mais elaborada. Ainda que o conceito dominante do restaurante seja o Fast-Food, a mecanização dos demais restaurantes deste conceito, parece que não é bem-vinda no Bistrô 55.

Quanto as novidades da casa, está o "Arroz Cremoso", que consistem em um arroz acompanhado de presunto, cenoura e tomilho, levemente regado com azeite.

Na foto: Batatas Fritas, Arroz cremoso e Croque Mousier
O Croque Mousier acompanha presunto, queijo, molho bechamel e um pão de brioche. É interessante, saboroso e cremoso. A combinação com batatas fritas é interessante e vale uma atenção. Já o arroz cremoso, não atendeu minhas expectativas. Estava esperando que o prato viesse na cremosidade de um risoto ou algo próximo. Mas, evidente, que não deixo de salientar que o sabor estava leve, sutil e fez uma excelente combinação com o Croque.

Um ponto a se destacar ficou para a sobremesa. A casa oferece mousse de chocolate e Crême Brulée. Experimentei o Brulée. Acredito que a sobremesa ainda será melhorada e sofrerá alguma modificação, ainda mais por se tratar de uma novidade no cardápio. A sobremesa veio servida tipicamente para um restaurante Fast-Food (Este foi o único momento que me fez sentir-se em um) em uma embalagem de alumínio. A crosta de açúcar da sobremesa estava fina e queimada, e o creme estava ligeiramente sem sabor. Este foi o único ponto negativo, mas que não apagou o brilho que as demais preparações trouxeram.

Crême Brulée

De certo, este restaurante será meu próximo ponto. Certamente, após essa experiencia, esse restaurante ganhou um pedaço do meu coração gastronomico. Claro que não posso deixar de mencionar que o preço é super acessível e as porções são bem servidas; Vale a visita. Recomendo!

Bistrô 55
Endereço: Avenida Paulista, 2064, Shopping Center 3, Cerqueira César.
Telefone: 3285-2458