Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ESPECIAL - Cozinha Regional Brasileira - Região Sul - MEU TCC




Tenho fé de que tudo que fazemos ou cremos ao longo do tempo iremos colher os frutos do bom ou mau trabalho, é com isto que com muita emoção inicio esta postagem.

Eu amo o que faço, e é com esse amor que pude ser o orador deste trabalho, que fora muito importante para mim, e todas as vezes que lembro dele me dá aquele friozinho na barriga.

Digo a você, que lê este blog e esta pensando ainda no seu tema para o TCC, um conselho te dou, escolha o mais rápido possível e coloque em prática seus planos, NUNCA DEIXA PRA ULTIMA HORA!

O tema do nosso trabalho de conclusão de curso fora GARIBALDI, A ITÁLIA NO BRASIL, tema, este escolhido após discorrer sobre outros temas muito significantes, onde, a ideia principal do trabalho era demonstrar quais foram as principais influencias na gastronomia brasileira com a vinda do italiano para o Brasil.


Como gosto muito de contar história, e como um bom orador, vou passar um pouco da história de lutas e vitórias que a colonização italiana passou para chegar ao nosso país.

No inicio do século XIX, a Itália estava passando por uma longa e sofrida crise, onde, o governo através de medidas impopulares, adequou o processo de fabricação de uma forma mais industrial, onde o pequeno produtor não possuía espaço no mercado, ainda, podemos destacar que a mão-de-obra não era mais necessária, já que existiam maquinas que supriam muitos outros empregados. Com essa medida, houve aumento de taxações aplicadas sobre muitos produtos e alimentos, e o emprego entrou em declínio, com isto, o governo italiano então, para que algumas famílias pudessem se livrar da pobreza e da miséria, e visto que o Brasil ainda sofria os reflexos da proibição da Lei Áurea imposta pela Princesa Isabel, necessitava supri a demanda dos negros que já não podiam entrar no país para trabalho escravo. Diante disto, a Itália recrutou famílias para enviar ao Brasil, onde diziam para estas que neste país poderia iniciar novamente uma vida e que também poderiam ser donas de sua própria terra. Porem, isto não aconteceu, com muito sofrimento o italiano chegou ao Brasil, teve muitos paradigmas para romper para que pudesse se estabelecer e com isso conseguir ganhar algo para seu mantimento. Para que pudesse se acostumar com seus costumes este povo começou a estabelecerem-se em colonias localizadas em locais com favorecimento para plantio de uvas para produção de vinhos, para maturação de seus queijos e também para manter firme seus costumes, é daí que então nasceram cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibadi.

Foto retirada da internet.

Fora realmente um tema muito bonito de se apresentar, senti na pela a emoção de estar a frente da turma e ter a oportunidade de contar um pouco da história tão rica e tão digna da gastronomia brasileira.



É realmente muito difícil apresentar um trabalho de conclusão de curso, não somente apresentar, mais como também planejá-lo, executá-lo, por em prática tudo aquilo que tem de idéias, patrocínios, eutrocínio ou nóstrocínio e por aí vai.

O bom e ruim de fazer TCC sobre gastronomia é que temos temos muitos temas a abordar e talvez esta seja a principal dificuldade de conseguir um bom tema é a diversidade, mais sempre temos que olhar pra aquilo que vai ser melhor na relação preço x beneficio. O lado ruim e que não é tão ruim assim, é que temos diversas avaliações, sendo ela tanto a parte escrita, quanto a parte apresentada e também quando a um evento típico daquilo apresentado.


Durante a parte prática, procuramos representar uma casa clássica de um colono italiano, com um ambiente muito alegre e rústico. Elaboramos esta representação através de móveis antigos e de música tipica, alem do traje típico de alguns alunos onde representaram a recepção do evento mui-dignamente.



Realmente foi um evento muito importante para nossas vidas, é com extrema emoção que fora feito e todas as vezes me emociono ao falar, só nós e Deus sabemos o quanto foi uma jornada difícil para alcançar mais temos a convicção de fora satisfatório, não fora atoa os elogios recebidos e os conselhos explanados. Queremos agradecer de uma forma geral a todos os professores, mestres, amigos, familiares e aqueles que realmente nos apoiaram para concretização deste sonho.

Obrigado!



Link da reportagem sobre o TCC: http://www.granjaviana.com.br/second/gentedagranja/index_138.asp?col=257&coluna=257&cn=33&scn=364